Tal como acontece com todos os sistemas de drenagem, dependendo da própria unidade (declives, distâncias etc.), a gordura e os depósitos flutuantes principalmente provenientes de atividades de cozinha e lavanderia tendem a se depositar e endurecer nas tubulações entre a casa e o tanque séptico quando a unidade não funciona muito ou não funciona durante um determinado período. O seu instalador irá aconselhá-lo a colocar em tês de inspeção com uma ficha que permita uma fácil manutenção em caso de entupimento.
Para o tanque séptico: após o desligamento da unidade, basta enxaguar o pré-filtro com água limpa (trata-se da escova localizada na descarga do tanque séptico) para evitar que o material acumulado endureça com o tempo e obstrua o filtro. Dependendo da unidade, se um coletor de gordura for necessário, ele deve ser esvaziado antes de cada desligamento. Essas precauções se aplicam a todos os sistemas disponíveis dentro de nossa linha, após um período de desligamento prolongado.
A unidade de tratamento BIOROCK não é afetada, pois apenas os efluentes pré-tratados, que são isentos de graxa, chegam a este ponto. É simplesmente uma questão de realizar uma inspeção visual todos os anos de acordo com nosso guia do usuário. Na inicialização, após 6 meses de inatividade, recomendamos deixar a água limpa correr até que a água escorra diretamente para o próprio BIOROCK; isso permitirá que o fluxo correto através do divisor seja verificado e a matéria BIOROCK seja reumedecida. Nenhum aditivo de qualquer natureza deve ser usado no filtro BIOROCK.
Recomendamos que confie a manutenção anual da sua unidade a um profissional. Se o seu instalador não estiver em condições de lhe oferecer um contrato de manutenção, podemos colocá-lo em contacto com uma empresa especializada, que pode solicitar na página de contacto do nosso site.