A frequência de substituição dos sacos de matéria à base de minerais da unidade de tratamento pode ser encontrada no guia do usuário; indicamos uma vida média de 10 anos.
Esta duração é indicativa e visa conscientizar o usuário sobre a manutenção necessária de seu sistema BIOROCK.
Temos unidades que estão em operação há mais de 20 anos no norte da Europa e ainda estão operando extremamente bem com as bolsas originais. Como consequência, sabemos que com um monitoramento eficaz, a vida útil das bolsas pode ser superior a 10 anos.
A matéria de base mineral é um material inerte, não se deteriora com o tempo e retém suas características se o sistema for revisado regularmente.
Nas recomendações de manutenção, recomenda-se uma inspecção anual para garantir que o sistema está a funcionar correctamente. O protocolo de inspecção é descrito no manual do utilizador.
Os procedimentos de inspecção são simples, mas recomenda-se que a manutenção preventiva seja realizada por um profissional, uma vez que o contacto com o efluente apresenta um risco bacteriológico significativo e os gases produzidos no tanque primário podem ser perigosos para a saúde.