A escolha do tipo de exaustor depende do equipamento:
Para o tanque séptico e a retirada do seu gás de fermentação: a rede de ventilação será equipada com exaustor estático ou ventoinha localizado a pelo menos 40 cm acima da cumeeira do edifício e a pelo menos 1m de qualquer janela ou qualquer outro sistema de ventilação. A unidade de tratamento será ventilada separadamente do tanque séptico por exaustor eólico (com pás) também posicionado na cumeeira do prédio.
A ventilação elétrica só é necessária em caso de problemas para garantir um fluxo de ar eficaz (odores persistentes, eficácia do tratamento insatisfatória). Nove em cada dez vezes, a presença de um odor desagradável indica falta de ventilação ou um layout ruim do duto de exaustão.
As nossas instruções de instalação recomendam a utilização de um exaustor eólico no filtro BIOROCK para evitar surpresas desagradáveis em caso de ventilação insuficiente.
Em todas as circunstâncias, se formos obrigados a prestar serviços de manutenção ao abrigo da garantia, a primeira verificação efectuada incidirá sobre a eficácia da ventilação e, se não for eficaz, terá de ser corrigida às custas do proprietário.